Câmara de Fafe disponível para assumir gestão do Hospital

Foto: Elsa Lima Câmara de Fafe disponível para assumir gestão do Hospital

A Câmara de Fafe deliberou esta quinta-feira na reunião quinzenal do Executivo, questionar a ARS e o Ministério da Saúde se é ou não verdade o processo de retirada do Hospital de Fafe do Serviço Nacional de Saúde, afirmando claramente que a Câmara se opõe a tal decisão e disponibilizando-se até a assumir a gestão do hospital, caso seja necessário, para o manter em funcionamento nesses moldes. “Estamos a dizer à ARS Norte, e ao Ministério da Saúde, que a Câmara tal como tem assumido, por delegação de competências, as escolas, também está disponível para assumir, por delegação de competências, a gestão do hospital porque não abdicamos de um hospital público em Fafe e ao mesmo tempo a exigir o cumprimento do protocolo estabelecido”, disse o presidente da Câmara ao NF. José Ribeiro não gostou de ler esta semana no Diário do Minho uma notícia que dava como certa a saída do Hospital de Fafe do Centro Hospitalar do Alto Ave, no objectivo de ser devolvido à Misericórdia até Setembro, sustentada por declarações do director do Centro Hospitalar do Alto Ave, Delfim Rodrigues, que confirma a ocorrência de reuniões nesse sentido e que a Unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave passará a ser de novo o Hospital Senhora de Oliveira, mas continuará a dar todo o apoio ao Hospital de S. José de Fafe, que sairá do centro hospitalar. Delfim Rodrigues revelou ainda que a entrega do Hospital de Fafe à Misericórdia implica a saída desta unidade, em termos orgânicos, do centro hospitalar, ressalvando no entanto que em termos funcionais, a colaboração entre as duas unidades vai continuar, assim como a colaboração dos seus profissionais. “Entendo que não deveria ter feito a declaração que fez sem que previamente desse conhecimento delas à câmara”, disse José Ribeiro. “Estas pessoas que são nomeadas, que não são eleitas, deviam ter mais respeito por aqueles que são eleitos pela população e que representam a população. Sinto-me desconsiderado”, afirmou.

Mais pormenores na edição impressa, já nas bancas!

Pub.

Pub.

2026 ©NOTÍCIAS DE FAFE ® - Todos os direitos reservados