Fafe recebe 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia

Fafe recebe 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia

Nos próximos dias 7 e 8 de Janeiro, o Pavilhão Multiusos de Fafe será palco da 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia. De Fafe vai sair a selecção de pombos nacional que irá representar Portugal nas Olimpíadas.

São esperados mais de cinco mil visitantes e cerca de 500 pombos-correios nesta exposição que vai também servir como montra do que de melhor se faz em Fafe, no que toca ao artesanato, gastronomia e cultura. Para além da exposição, os visitantes vão ainda ter oportunidade de conhecer e apreciar produtos típicos da região, que vão desde gastronomia ao artesanato. Vários expositores vão marcar presença na exposição, promovendo, desta forma, o que de melhor se faz em Fafe. A animação cultural não vai também faltar durante todo o fim-de-semana, com um programa diversificado.

No sábado, sete de Janeiro, a abertura da Exposição e Recepção de Juízes Classificadores decorre às 9h00 e o início da classificação faz-se a partir das 9h15. Durante a manhã terá lugar ainda a Cerimónia Protocolar de abertura oficial do certame, a partir das 10h45, que conta com uma largada simbólica de pombos-correio pela União columbófila Fafense, a representação de uma peça de teatro “Fafe dos Brasileiros” pelo Grupo Nun’Álvares e, finalmente, a Intervenção Grupo de Cavaquinhos da Associação ARCO. A partir das 15h, decorre a habitual Entrega dos Troféus “Mérito e Carreira” / Federação Portuguesa de Columbofilia e, mais tarde, uma breve demonstração de “Jogo do Pau”, típico da região, pela Associação Recreativa de Cepães. Durante a tarde, haverá ainda espaço para um Colóquio, subordinado ao tema “Métodos de jogo e preparação dos pombos de meio-fundo, fundo e grande fundo" e que terá como palestrantes Sebastian Casaert, Joost De Smeyter e Pedro Almeida da Equipa Sol Nascente. A moderação fica a cargo de David Barros Madeira. A actuação do Rancho Folclórico de Fafe dá por encerrado o primeiro dia da Exposição. No domingo, oito de Janeiro, a Exposição abre ao público às 9h00, seguindo-se a Entrega de Prémios dos Campeonatos Nacionais e Provas Nacionais de Fundo 2016. Já depois do almoço, decorre a Entrega de Prémios dos Concursos de Fotografia, Escrita e Desenho, desafio lançado pela organização aos vários amantes de Columbofilia. A Entrega de Prémios 44ª Exposição Nacional e Pré Olímpica tem lugar por volta das 15h30, sendo o Encerramento oficial às 17h00. 

A entrada é livre a todos os interessados.

Pub.

Pub.

2024 ©NOTÍCIAS DE FAFE ® - Todos os direitos reservados