“Nunca senti medo. Estava de coração aberto para os receber”

Foto: Carina Branco “Nunca senti medo. Estava de coração aberto para os receber”

A fafense Manuela Gonçalves foi homenageada em Paris por ter ajudado a socorrer as vítimas do ataque ao Bataclan. Ao Notícias de Fafe, contou os pormenores do que disse ter sido uma noite de terror, que não vai esquecer.

Os gritos desesperados do filho, ao telefone, a alertá-la para que não saísse de casa porque existiam terroristas à solta no bairro onde viviam, perto do Bataclan, alertaram Manuela Gonçalves para o terror que estava a acontecer em Paris, na noite de 13 de Novembro. Pouco depois começou a ouvir tiros e os gritos de desespero das pessoas que foram alvo do ataque terrorista no Bataclan, perto do prédio onde é porteira, junto com o marido José. Ela natural de Fafe, ele da Maia. Conheceram-se na França e casaram há já 26 anos. Até aí, disse, um bairro calmo e pacato, onde nunca assistira a qualquer episódio de violência. Nessa noite transformara-se num cenário de terror. “Vai ficar na minha memória para sempre porque foi uma noite mesmo de terror. Só quem assistiu é que sabe”, disse ao Notícias de Fafe. Manuela e o marido não hesitaram quando um polícia lhes perguntou se poderiam acolher no pátio do prédio as pessoas que fugiam do Bataclan. “O meu marido disse logo que sim e mais de 100 pessoas entraram por aqui dentro e aqui ficaram até às cinco da manhã. Muitas estavam feridas, com camisolas cheias de sangue, outras estavam com frio, outras descalças, havia de tudo. Tentamos confortá-las com cobertores, com roupa, água, o que tínhamos”, contou. “Nunca senti medo. Nunca pensei no pior. Estava de coração aberto para os receber”, afirmou Manuela.

Um gesto que lhe valeu o reconhecimento da Câmara de Paris que no passado sábado lhe atribuiu, e ao marido, José Gonçalves, a Medalha de Bronze da Cidade de Paris por terem ajudado a socorrer as vítimas do ataque ao Bataclan. Também o Município de Fafe, na reunião de Câmara de ontem, aprovou um voto de louvor a Manuela Gonçalves, homenageando a postura e acção desta fafense, e outros cidadãos, que, colocando-se em risco, foram solidários com as vítimas dos atentados.

Veja a notícia completa na edição impressa

Pub.

Pub.

2024 ©NOTÍCIAS DE FAFE ® - Todos os direitos reservados