Por Esta Banda - Teddy Pickers & Day of the Lords

Por Esta Banda - Teddy Pickers & Day of the Lords

Durante as próximas semanas o Notícias de Fafe vai ter uma nova rúbrica dedicada a projectos musicais de Fafe. De nome “Por esta banda” estará disponível em diversos formatos com o objectivo de destacar a música feita em Fafe.

Cada vez mais esta cidade produz novos talentos musicais que estão prontos para sair das garagens e saltar para o palco. Outros já têm alguma fama, mas acabam por cair no esquecimento. Por estes motivos o NF decidiu criar este projecto e oferecer não um, mas vários palcos. Dois projectos musicais serão divulgados no jornal físico. Em formato online as mesmas bandas serão esmiuçadas durante a semana: fotografias, músicas e um artigo mais desenvolvido estarão disponíveis no site do jornal e na página do facebook. Mas estes não serão os únicos palcos que o NF tem para oferecer aos artistas e bandas fafenses, sendo que outros projectos estão a ser desenvolvidos.

 

'Teddy Pickers'

O Notícias de Fafe encontrou-se com uma das mais recentes bandas de Fafe: os Teddy Pickers. Com apenas 4 experiências de palco a banda composta por David na voz, Duarte na guitarra e segundas vozes, Zé Diogo também na guitarra, Zé Oliveira no baixo e Rafa na bateria começaram como uma banda de tributo a Arctic Monkeys mas agora querem empenhar se em criar originais porque “é muito melhor, dá-te mais vício”.

Todo o processo de criação da banda aconteceu por acaso. No Rock with Benefits de 2013, Duarte e os dois Zés descobriram que queriam formar uma banda. “Nessa noite falamos com o Michel dos DotL que nos apresentou uma baterista, que entretanto teve de sair. Meia hora depois estava a banda feita”, contou Zé Oliveira ao NF. Duarte continuou, “Nos primeiros ensaios percebemos que isto podia dar alguma coisa e  que precisávamos de arranjar um vocalista.” Depois de uma busca “desesperada” encontraram os vídeos de originais que David partilhava no facebook, acabando assim por se juntar.
Um dos maiores problemas para os Teddy Pickers é o tempo que dispõem para ensaiar, uma vez que David estuda na universidade de Bragança e Rafa já trabalha.  No entanto “quando tens um gosto tão grande consegues sempre arranjar tempo” justifica Zé Diogo.
Estes jovens fafenses decidiram fazer um tributo a Arctic Monkeys, não só por ser uma banda que agrada a muita gente mas também pelo potencial da mesma, diz Duarte “Arctic está na moda, mas sempre foi uma banda que me influenciou muito. Conheço-os bem, sei que são uma grande banda”. Quanto ao nome a culpa foi também do Duarte que “queria um nome grande” mas que fosse facilmente associado à banda em questão, optando assim pelo nome de uma música.
No último concerto arriscaram e apresentaram um original – Lucky Friday. Num ensaio começaram a soltar uns acordes, foram-se acompanhando uns aos outros e quando se aperceberam tinham a música criada. A letras ficou a cargo de David que tinha algo escrito e à espera de instrumental que acabou por combinar na “perfeição”.  E este é o novo desafio diz Zé Diogo, “Queremos deixar Arctic completamente de lado e começar a trabalhar para aos poucos tornamo-nos nós. Até porque é isso que nos dá gosto. Passar a nossa imagem, a nossa energia, a nossa vontade de fazer para o público.” Zé Oliveira completa “Começámos com os covers só mesmo para nos conhecermos (...) agora queremos andar para frente.”
Quanto ao apoio que têm, falam da ajuda que há entre todas as bandas de Fafe.  “Como não há ajuda exterior, temos de nos apoiar uns nos outros.” diz Zé Diogo. No entanto Zé Oliveira não é tão negativista e diz que as coisas estão a mudar “É verdade que não há muito apoio, e o que há não é o melhor, mas existe...” Já Duarte queixa-se também do público que “prefere ver um tipo carregar no play e fingir que sabe mexer numa mesa de mistura”. No entanto Duarte deixa claro que não está de todo contra a música electrónica, muito pelo contrario “Eu adoro música electrónica bem feita. Ainda agora no Rock with Benefits descobri uma banda portuguesa chamada White Haus. (...) Para mim um dj não é uma gajo que carrega num botão. É preciso saber de música, saber o que se faz.” Apesar do apoio não ser muito, os Teddy Pickers falam de duas pessoas que muito os têm ajudado. O “Gusto” (que na verdade é Hélder) que os orientou no início, cuja presença é frequente nos ensaios, e Paulo Matos que lhes conseguiu os dois últimos concertos.
Em relação ao futuro, os membros dos Teddy Pickers têm os pés no chão. Seguindo o exemplo de uma das mais recentes bandas nacionais, os Capitão Fausto, Duarte diz não querer deixar de parte a banda, mas isso não significa que tenha de desistir do curso de Design Gráfico que tenciona tirar. “Tu tens de ter sempre um ponto para te agarrares e se não for num lado é noutro.” Zé Diogo completa “Não temos um objetivo fixo, é dar o máximo e enquanto der, dá (...) já diziam os Linda Martini: as grandes maratonas começam sempre com um passo. E é o tentamos fazer, é ir vendo como corre e o que surge.”

 

'Day of the Lords'

Os Day of the Lords são uma banda de rock fafense com grande potencial e com um futuro promissor à espera. Com um  EP gravado e pronto a ser lançado, a banda tem já convites de dois grandes clubes lisboetas no entanto apesar de ambicionarem tocar num palco secundário de um festival reconhecem que “isso já é sonhar muito alto”. O Notícias de Fafe falou com eles.

Os DotL são composto por João Sousa na voz e guitarra, Ricardo Falcão na guitarra, Michel no baixo e segundas vozes e Vítor Silva na bateria. Inicialmente eram uma banda de tributo aos Joy Division da qual Ricardo não fazia parte, mas quando se viram com um concerto no Rock with Benenfits em semanas e sem nada pronto “eu já ia preparado para me pôr de joelhos para o Falcão tocar mas não foi preciso” brinca Michel, que apesar de reconhecer o talento do amigo diz que “na verdade não há às muita opção de escolha em Fafe”, uma vez que “anda aí muita gente de guitarra  costas a querer mostrar”. No entanto a entrada de Ricardo tinha uma condição “deixar Joy e criarmos os nossos próprios originais”. As covers serviram apenas para a banda se conhecer melhor porque assim que puderam avançaram para os originais Com esta mudança de registo pensaram também mudar de nome, mas “não chegávamos a um consenso e também é uma forma de mostrar como começámos” justifica Ricardo.
Quanto às influencias é impossível entrar em consenso. “Eles são uns hipsters!” acusa Ricardo, enquanto Michel se defende “Ele gosta é de metalada e grandes êxitos do rock”, sendo João o agregador “Eu ouço de tudo. Concordo com o Falcão e com eles”. Na criação de originais todas as influências contam e tanto podem começar com uma ideia predefinida como deixarem-se levar por uma sessão de improviso. “Mas depende muito, nem sempre é fácil fazermos músicas.” Às vezes há ideias que não passam disso mesmo “e ficam aí arrumadas sem solução até que algum dia voltemos a pegar nelas” diz Ricardo. Quanto às letras ficam sempre a cargo do vocalista que se baseia na libertação da mente e na luta contra o sistema. Contam a história da criação da música Embrace me. Depois um concerto em Vila do Conde, estavam na praia à noite e Ricardo começa a imaginar a Morte numa gôndola a remar pelo feixe de luz que a luz emitia no mar. Automaticamente João criou uma letra na cabeça e na manha seguinte acompanhado pela guitarra ficou a música praticamente criada. João completa  “a letra não é só sobre a morte numa gôndola! mas começou ali e criou-se toda uma simbologia à volta da ideia”
Apesar de só se terem formado em Dezembro de 2012, os Day of the Lords já subiram a muitos palcos tendo recebido já reconhecimento fora da cidade. Chegaram a ir a Cascais e daí surgiu o convite para o Musicbox “quando nos ligaram ficamos tolos, nem sabíamos que fazer! O Musicbox é uma sala respeitável, grande, com prestigio e nós não éramos ninguém. Na altura nem tínhamos músicas suficientes prontas nem nada”. Entretanto também receberam a proposta do Sabotage Club, um clube de rock n’roll no centro de Lisboa que aposta em bandas nacionais, que também tiveram de deixar pendente. Mas agora que têm tudo pronto já se sentem preparados para avançar com esta aventura. Aliás o que os DotL mais querem é tocar “Sem dúvida alguma que este ano queremos ter a agenda cheia e tentar crescer ao máximo com esta experiência toda.”
O EP Burn and Proceed foi gravado em Guimarães com Pedro Mouga no SPL estúdios e já está disponível para compra. “Já em 2013 tínhamos gravado duas músicas no Out Put Studios com o Paulo Carvalho mas agora queríamos fazer uma coisa mais a sério, para nos lançarmos e darmos a conhecer.” explica Vitor. Os Day of the Lord queixam-se de falta de apoio em Fafe. “Da câmara não há, zero de apoio. Nem connosco a pedir. Parece que temos de implorar e nem assim. Mas depois o pessoal que organiza os festivais como o Patrick do Rock Fornelos ou o Gonçalo do Rock with Benefits e essa malta toda estão sempre a tentar ajudar.”
Para terminar perguntamos como seria se tivessem oportunidade de fazer de música carreira. Ricardo, estudante de engenharia nem vacilou: “se desse para fazer da música o meu futuro claro que fazia, nem se duvida mas não dá por isso será sempre um passatempo.” Vítor explica “Isso era sair-nos o totoloto das bandas”.

 

Se tens uma banda e gostavas de aderir a este projecto envia um email para geral@noticiasdefafe.com e o Notícias de Fafe entrará em contacto contigo.

 

Pub.

Pub.

2024 ©NOTÍCIAS DE FAFE ® - Todos os direitos reservados