Raul Cunha reuniu com Secretário de Estado da Saúde para debater futuro do Hospital

Raul Cunha reuniu com Secretário de Estado da Saúde para debater futuro do Hospital

O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, reuniu ontem na Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), com Manuel Teixeira, Secretário de Estado da Saúde. Em cima da mesa, estiveram as noticias que ultimamente têm vindo a público e que dão conta da passagem para a Santa Casa da Misericórdia de Fafe, do Hospital de S. José que, recorde-se, em conjunto com o Hospital de Guimarães constitui o Centro Hospitalar do Alto Ave e sobre as incertezas em relação ao funcionamento futuro do hospital. A reunião serviu para o presidente do Município de Fafe transmitir ao Sr. Secretario de Estado, o sentimento de preocupação generalizado da população que reúne igualmente consenso entre todas as forças políticas do concelho. Segundo fonte da autarquia, “Raul Cunha, fez sentir ao Secretário de Estado a sua preocupação em relação a qualquer situação, solução ou caminho que ponha em causa a quantidade, qualidade e diferenciação dos serviços prestados actualmente no Hospital de Fafe e procurou ainda saber de que forma será acautelado o futuro dos funcionários da unidade fafense”. O Autarca, reiterou ainda que “não está disponível para compactuar com qualquer situação que retire o Hospital do Serviço Nacional de Saúde”, tendo recebido a garantia de Manuel Teixeira que o que está em causa neste momento são conversações entre o Ministério da Saúde e a União das Misericórdias, sobre as condições e os mecanismos de avaliação e regulação da passagem do Hospital para a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Fafe. “Não se pode “devolver” um Hospital como quem devolve uma camisa, sem que haja um estudo, pareceres e dados concretos que sustentem essa “transferência” e muito menos sem garantir à população que não vai ficar prejudicada”, refere Raul Cunha. De acordo com o Secretário de Estado este processo não está em vias de ficar resolvido a curto prazo, atendendo às diversas conversações em curso e à complexidade do processo. Para Raul Cunha, “o tipo de gestão é pouco importante, o fundamental é manter-se uma unidade hospitalar em Fafe, que continue a prestar serviços de saúde nas especialidades que possui, que melhore os serviços prestados, em articulação com o Hospital de Guimarães e outros, dando resposta aos problemas e anseios da população, sempre no âmbito do serviço nacional de Saúde. Num País onde as pessoas têm pouco e o pouco que têm lhe é retirado é um País que não protege os seus cidadãos e com a saúde das pessoas não se brinca” afirmou o presidente da Câmara Municipal de Fafe.

Pub.

Pub.

2026 ©NOTÍCIAS DE FAFE ® - Todos os direitos reservados